O Inbound marketing também é conhecido como marketing da atração e consiste em atrair, converter e encantar os clientes! Apesar de parecer um conceito um pouco abstrato, que só pode ser aplicado por grandes empresas, isso não é verdade. Qualquer pessoa pode implementar e se beneficiar do Inbound marketing, mesmo que seja apenas para trabalhar no marketing de afiliados.
A história do Marketing
Você já parou para pensar como o marketing mudou nos ultimos anos? Passamos de um marketing de interrupção – onde eramos obrigados a assistir os comerciais na televisão – para um marketing onde podemos engajar e conversar com as marcas. Passamos a saber mais sobre elas, defender algumas e repelir outras! E tudo isso por causa da internet!
O Marketing da interrupção é o modelo de marketing que estavamos acostumados lá pelos anos 80, 90.
A gente ligava a televisão, assistia o programa que estava passando (tendo algumas opções ao mudar de canal) e durante o programa tinha vários intervalos comerciais, onde a emissora divulgava tanto outros programas que passariam em outros horários quanto fazia propaganda dos mais diversos produtos.
Esse tipo de marketing é chamado de marketing de interrupção por que ele interrompia a programação que estava sendo passada, que era realmente o que você estava interessado naquele momento.
Depois, veio a internet e com isso o marketing de interrupção foi perdendo espaço e foi necessário encontrar novas formas de fazer com que o consumidor prestasse atenção nos anúncios, uma vez que na internet, o consumidor pode simplesmente ignorar qualquer anúncio que ele não queira ver.
O Inbound Marketing
Dentro desse contexto surgiu o Inbound Marketing, que tem como meta fazer com que o consumidor queira ver, assistir, ler e interagir com a marca. Isso também faz com que quando o consumidor se torne um verdadeiro defensor das marcas que realmente gosta.
3 fases do Inbound Marketing
O Inbound Marketing pode ser dividido em 3 fases: Atração, Engajamento, Encantamento.
Atração
A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração. Você precisa atrair os seus consumidores para os seus produtos. Isso normalmente é feito por meio de conteúdo relevante.
Esse conteúdo pode ser publicado em um blog, nas mídias sociais ou através de vídeos no Youtube, por exemplo.
Basicamente se resume em produzir conteúdo relevante para o seu público, dentro do assunto do seu nicho.
Então por exemplo, se você vende sabão em pó, e o seu público alvo são as donas de casas, você pode criar um blog que fale tudo sobre o dia a dia das donas de casa, como deixar as roupas mais brancas, como lavar roupas sem fazer esforço, como tirar manchas de determinadas roupas, etc.
Se esse exemplo parece surreal demais para a sua realidade, vamos dar um outro. Vamos supor que você venda infoprodutos sobre Emagrecimento.
Você pode criar um blog falando sobre vida saudável, saúde no geral, exercícios físicos, dietas, receitas saudáveis, doces fitness, etc.
Perceba que mesmo que o seu produto seja de “exercícios físicos”, no seu blog, na hora de atrair o seu público, você não precisa focar somente nisso, você pode trabalhar assuntos correlacionados e que também sejam do interesse geral do público alvo, como por exemplo alimentação saudável.
Perceba que a análise correta de quem é seu público alvo é uma das coisas mais importantes nessa etapa. Você precisa saber exatamente quem é seu público para então poder criar conteúdo realmente relevante.
Engajamento
Para que as pessoas engajam com a marca, é necessário que o seu conteúdo seja realmente de qualidade e relevante.
O seu público precisa confiar em você e precisa saber que você está a disposição para tirar dúvidas não só sobre os produtos e serviços que oferece, mas também sobre o conteúdo que você entrega.
Encantamento
O Encantamento é a fase em que o cliente realmente se sente entendido, sente que você realmente se importa com eles e com os problemas deles.
Isso é algo bem importante: você precisa realmente se importar. Você precisa saber o que faz o seu consumidor perder o sono, seus maiores medos e sonhos, o que é importante pra ele e criar conteúdo baseado nisso.
Quando isso acontece, eles engajam com você, se sentem entendidos e passam a confiar na marca e aí acontece algo mágico: eles passam a ser defensores da marca.
E não ache que isso só é algo caso a marca cometa algum deslize. Quando o seu público alvo se torna seu defensor, eles passam a falar de você pras outras pessoas, a indicar os seus produtos e serviços e a realmente te divulgar. É como se fosse marketing grátis.
Isso acaba se tornando um ciclo, já que outras pessoas ficam sabendo da sua marca por uma fonte confiável (outro consumidor) e vão até você. A partir disso eles se encantam com o seu conteúdo, engajam e além de se tornarem consumidores, também passam a ser seus defensores!
Inbound x Outbound Marketing
O Outbound Marketing é quando você usa os anúncios mais tradicionais para atingir o seu público alvo, como por exemplo anúncios pagos ofertando um produto ou serviço, ligações, etc.
É importante ressaltar que não existe ferramenta Outbound Marketing,o que existe é estratégia de Outbound Marketing.
Muita gente acha, por exemplo, que se você fizer anúncios pagos, obrigatoriamente é Outbound Marketing, mas isso não é verdade.
O Outbound Marketing consiste na estratégia de fazer anúncio pago diretamente para produtos ou serviços, sem interagir com o seu público.
Se você fizer os mesmos anúncios pagos para os conteúdos que você está gerando, para que o público conheça o seu conteúdo e depois engaje com a marca, você continua com uma estratégia de Inbound Marketing.
Gostou dos nosso post de hoje sobre Inbound Marketing? Então comente e compartilhe com amigos que também podem gostar de saber mais sobre inbound marketing e como usá-lo na sua estratégia de marketing.
Deixe um comentário